sábado, 14 de novembro de 2009

A estrada da vida

Quis Deus ou o Diabo, ou quiseram ambos, que do estranho medir de forças entre estes dois resulta a inércia que anima todos os corpos celestes e, deste modo, mantém também a grande bola azul em contínua revolução e assim se cria o equilíbrio que permite que se desenvolva, à sua superfície, a intrincada trama do teatro humano, mas, dizíamos, quis Deus ou o Diabo, que, esta noite, escura como o breu que lhe dá cor, carvão diluído pela pluviosidade abundante, servisse de cenário a um dos infelizmente muitos, demasiados, episódios trágicos que acontecem diariamente nas estradas nacionais, como a seguir passamos a contar para que este relato, ainda que fictício porque fruto tão-só da mente do relator, ainda assim, pelos motivos acima expostos, perfeitamente verosímil, provoque, em quem o vier a ler, alguns momentos de reflexão, intenção ambiciosa a que nos propomos e que se conseguida, num leitor apenas que seja, por muito felizes nos daremos, pois então terá sido alcançado o efeito desejado.

De cima para baixo seguia um automóvel, meio locomotor, por prático e cómodo, de uma vulgar família de classe média, se é que ainda há destas nos tempos que correm, sim, que as agruras e dificuldades destes tempos de agora ditam que se cave cada vez mais o fosso entre ricos e pobres, sendo cada um dos quais, pobres e ricos, cada vez mais aquilo que são e não havendo assim lugar para meio termo em coisa alguma. Deixemo-nos, porém, por agora, destas considerações ainda que muito, a este respeito, houvesse a considerar.
Retomando o relato no ponto em que o deixámos, refira-se que, em direcção oposta, ou seja, de baixo para cima, um outro veículo, cujo tripulante único ronda, em idade, uns inconscientes vinte anos, traga avidamente os quilómetros do febril trajecto de sábado à noite que desemboca invariavelmente numa qualquer discoteca ou bar da zona. Ignorantes uns do outro e desconhecedor este daqueles, por indústria de alguma das forças antes mencionadas ou de ambas, como de igual modo se aventou hipótese, interceptam-se, num cotovelo revolto de estrada, em aparatosa colisão frontal. Num segundo, tinge-se de encarnado o preto asfáltico pelo grosso sangue derramado por ocupantes de um e de outro veículo, em macabra cena de ferrarias retorcidas. Faz-se subitamente silêncio e este vácuo sonoro não augura nada de bom. Num instante o fio da vida é drasticamente interrompido. Subitamente, neste teatro de interacções da existência, actores secundários passam a desempenhar papéis principais, ou fundamentais, ou decisivos, no filme de outras existências e isto pode acontecer a qualquer um num virar de esquina, no tempo que leva um piscar de olhos.

E nós, que há não muito tempo tivemos uma vintena de anos, aprendemos que ninguém tem o direito de entrar de actor, do modo acima descrito, em película de vida alheia. Coibimo-nos tantas vezes de irromper na vida dos outros em coisas incomensuravelmente mínimas, à mesa do café ou quando nos cruzamos na rua, não vá dar-se o caso de se pensar que somos intrometidos, desejosos, no íntimo, do calor e afecto de uma palavra afável de atenção, de um simples bom-dia, ansiosos, por vezes até, que o outro repare em nós, estou aqui, e assim torne a solidão a que irremediavelmente fomos votados desde o dia em que nascemos, sozinhos nascemos e sós morreremos, menos insuportável, menos absurda, tomemos, pois então, as cautelas necessárias, e todas serão sempre poucas, para suprimir o episódio do sinistro automóvel da novela da nossa vida.

E isto já está a tomar rumos de homilia, e a nós ninguém nos encomendou o sermão, mas aflige-nos, cansa-nos até, o desperdício diário de vidas humanas, projectos e sonhos, relatado pelos jornais e televisões e assusta-nos, enquanto utilizadores das vias rodoviárias, o risco a que amiúde, só por rodar uma simples chave de ignição auto, nos submetemos.

Não se pense que, nesta história, o vilão é o jovem de vinte anos que seguia para a discoteca, que nada temos nós contra este, cuja condição também partilhamos, nem contra o propósito da sua viagem. Apenas nos queremos dirigir a esta faixa etária que também, repetimos, é a nossa, já que, estatisticamente, é a mais afectada pelo problema.

9 comentários:

Selifan disse...

A meu ver, essa faixa etária inclui o momento de definição do percurso que se vai tomar. Para tal, e para as mentes menos iluminadas (e não só), é necessário recorrer ao erro, recorrentemente, para encontrar, finalmente, o caminho certo. Infelizmente por vezes, no meio de tantos erros, comete-se o erro capital, e vai-se directamente para o destino final sem percorrer o caminho destinado. Contudo, esse salto temporal é, sobretudo o medo deste, o que nos faz dar mais valor à nossa existẽncia. Há dor, mas quando nascemos ninguém nos disse que isto ia ser um passeio.

Eva Gonçalves disse...

E a tua filha, ainda não começou a conduzir, como a minha...
identificamo-nos com as vítimas, que podíamos ser nós, e muitas vezes, com quem provoca os acidentes, na maioria jovens, como dizes, porque também já o fomos... e é sim, um desperdício, danos colaterais da vida moderna...
Bom fim de semana, e se conduzires, conduz com cuidado neste tempo, porque... nunca se sabe.

Carmo disse...

Demóstenes tenho duas filhas adultas e estou sempre com o coração nas mãos. Mas há muitos acidentes que são provocados não só por excessos (velocidade, álcool, droga) mas uma grande parte acontece a pessoas que ao volante são acometidas por ataques cardíacos ou AVC'S. Digo isto com conhecimento de causa, porque trabalho num hospital e porque o meu pai teve uma paragem cardíaca ao volante.
Abraço

Carmo

Malena disse...

Encolhe-se-me o coração perante estas situações! Por um lado porque me sinto vítima, por outro porque o meu filho se encaixa perfeitamente na tua descrição do jovem condutor... :-(

Anónimo disse...

Pois, mas há que ter as vistas largas e olhar para a outra face da vil moeda. Quantas e quantas vezes o idoso que tira o carro da garagem ao fim de semana provoca o mesmo resultado que o jovem que vem da discoteca?

E a senhora de meia idade que vai a conduzir enquanto acende o cigarro?

É que dizer que os jovens são a faixa etária estatisticamente mais afectada é o mesmo que dizer que os benfiquistas são os condutores mais afectados pelas mortes nas estradas. Pudera, representam 2/3 terços do país, logo, morrem em maior número.

Abç

maria teresa disse...

Deus e o Diabo não estarão fundidos num único ser?

Lilá(s) disse...

Muito actual este texto, é bom meditar um pouco...

Mª João C.Martins disse...

Excelente texto, como já vou estando habituada a ler aqui!

Apenas um pequeno comentário... reflectir não chega. Há que mudar definitivamente as atitudes e comportamentos na estrada, que possam colocar os próprios ou outros sob um risco acrescido, por arrogância, egoismo e irresponsabilidade.

Um abraço

fd disse...

Já proporcionou alguns momentos de reflexão, que não são demais neste assunto.

Reunião de (con)domínio

     Fim de tarde de Março, marçagão.      Soturnamente contemplo ao longe as nuvens que, neste fim de tarde, açoitadas por Éolo, cavalgam c...